De contrato renovado, zagueiro Rodrigo Sam ex-MAC exalta aprendizado, detalha treinos e explica forç
Campeão paulista e brasileiro sub-20, no fim do ano passado. Capitão da equipe sub-20 comandada pelo técnico Osmar Loss, campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano, promovido ao time profissional do Corinthians e de contrato renovado. Isso tudo aos 20 anos de idade.
A trajetória pertence ao mariliense Rodrigo Sam, zagueiro do alvinegro vice-líder do Campeonato Brasileiro. Há um ano e meio no Timão, Sam é apontado como mais uma revelação do setor defensivo e treina com os profissionais desde fevereiro, após se destacar na Copinha.
O camisa 31, que teve vínculo prorrogado até 2017, busca seu espaço no clube e até agora atuou em dois jogos. Pelo Paulista, enfrentou o XV de Piracicaba e no último dia 22 de julho participou do amistoso contra o ABC, em Natal. Em meio à folga concedida pelo técnico Tite depois da 16ª rodada do Brasileirão, Rodrigo Sam conversou com o Marília Gol.
Em entrevista, o zagueiro resumiu o dia a dia de treinos, a amizade com os jogadores, destacou pontos que fazem o Corinthians ter a melhor defesa do nacional e a experiência de ser treinado por Tite. O zagueiro ainda comentou sobre o momento de oportunidades para os garotos da base e relembrou o início da carreira em Marília.
Confira a entrevista exclusiva feita pelo Marília Gol com Rodrigo Sam ex-MAC e agora zagueiro do Corinthians.
Marília Gol: Há quanto tempo você está no Corinthians? Qual a sensação de fazer parte do elenco profissional?
Rodrigo Sam: Estou há um ano e meio mais ou menos no clube. Cheguei ao profissional após a Copa São Paulo deste ano e estar aqui é um sonho realizado. O Corinthians é um dos melhores times do Brasil e é especial fazer parte disso.
Rodrigo Sam e os companheiros comemoram conquista da Copinha (Foto: Marcos Ribolli)
MG: Gil e Edu Dracena são os defensores mais experientes do time. Eles e os outros atletas te ajudam no dia a dia nos treinos? Como é a amizade com o grupo de jogadores?
Rodrigo Sam: Claro, eles ajudam bastante. Além de terem conquistado o que conquistaram na carreira, são excelentes profissionais e me apoiam muito durante nos treinos. A amizade é boa. Um dos meus melhores amigos é o Yago, mas tenho muita amizade também com o Malcom e o próprio Gil. São vários jogadores amigos e isso é muito bom.
MG: O Corinthians tem como marca ser um time forte e organizado defensivamente, por conta disso tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Qual o segredo para essa força?
Rodrigo Sam: Treinos intensos, a inteligência do técnico Tite em armar a equipe, a organização tática do time como um todo e a qualidade dos jogadores que estão atuando. É um pouco de cada coisa. Isso nos torna forte na defesa.
MG: Tite é considerado um dos melhores técnicos do país. Como é ser treinado por ele?
Rodrigo Sam: É uma satisfação imensa. Ele é muito inteligente, conhece como poucos o futebol e a cada dia aprendo mais com ele. É uma grande oportunidade que estou tendo e um ótimo aprendizado.
(Fotos: Agência Corinthians)
MG: O clube tem tido dificuldades para contratar jogadores e nas últimas semanas a comissão técnica do profissional tem observado novos atletas da base que se destacaram em várias competições. Sente que agora o Corinthians poderá aproveitar mais jogadores como você ou ainda é cedo para dizer?
Rodrigo Sam: Na verdade eles já estão usando. Cheguei ao profissional junto com o Marciel (volante) e o Guilherme Arana (lateral). Vários garotos da base já estrearam no time como no meu caso que joguei no Campeonato Paulista. O Yago também entrou em alguns jogos e no último amistoso outros tiveram chances. Os atletas estão sendo utilizados.
MG: Você iniciou a carreira em Marília. Como foi esse começo e o que destacaria de importante para chegar aonde chegou.
Eu era lateral e depois fui para a posição de zagueiro. Tive grandes professores e técnicos em Marília. Lembro que quem mais me ajudou na formação de base foi o Claudinho Batista. Apesar das dificuldades que eu tinha, ele sempre procurou me incentivar e acreditava no meu potencial. Não esqueço também do Luis dos Reis que foi o responsável por me lançar no profissional. Aproveito a oportunidade para agradecer o pessoal de Marília pela torcida. O apoio da minha família, principalmente minha mãe, e os amigos que sempre estão comigo, isso é fundamental. Só tenho que agradecer a todos pela força.
Rodrigo Sam foi uma das revelações do MAC na A-2 em 2014 (Foto: Assessoria/MAC)
Sam comemora com Vagner Love gol do atacante contra o XV de Piracicaba no estadual (Foto: Futura Press)