Rio 2016: Marília está no calendário de revezamento da Tocha Olímpica
A cidade de Marília foi escolhida e fará parte do calendário de revezamento da Tocha Olímpica de 2016. O evento tradicional marca os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro.
“Temos procurado trazer eventos para a cidade, novos acontecimentos para Marília e para a população. A Tocha Olímpica tem uma simbologia, que remete ao início dos jogos na Grécia, é um evento importante e que trará visibilidade para Marília. Poucas cidades do país são escolhidas, o Brasil tem mais de cinco mil municípios e 250 receberão a Tocha Olímpica, ficamos muito felizes com a notícia. No dia 3 de julho vou participar de uma reunião preparatória para esse evento na Presidência da República em Brasília”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.
A escolha das cidades é realizada obedecendo rigorosos critérios logísticos, turísticos e culturais. De acordo com informações do Comitê Rio 2016, o objeto símbolo da Olimpíada viajará por cerca de 100 dias pela Grécia e Brasil, percorrerá 10 mil milhas em um avião, 20 mil quilômetros por estradas brasileiras e passará por 250 cidades do país. Tudo isso, antes de chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura marcada para 5 de agosto de 2016.
Já se sabe, porém, que a tocha será acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada, assim como acontece há décadas antes do início de toda Olimpíada. Depois, a tocha viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas. “De Atenas, a tocha seguirá direto para o Brasil num avião. Em território nacional, a tocha será levada a todos os Estados do país”, revelou o chefe do Executivo. (Com informações da Assessoria da Prefeitura de Marília)