Dojô Bushidô forma novos faixas preta
O Aikido, considerado a arte da paz, foi o foco do seminário realizado pelo Dojô Bushidô de Marília, de 24 a 26 de julho, com a presença do presidente da Federação Brasileira de Aikidô, Sensei Severino Sales.
Sensei Severino aplicou os exames de faixa e orientou o seminário técnico. Também presidente do Instituto Cultural Campinas Aikikai e Reverendo-auxiliar do Templo Budista Nambei Honganji de Campinas ele se dedica ainda à medicina oriental. Todo esse envolvimento começou em 1974, a partir da arte do aikido.
Faixa preta 6º Dan, ele diz que o aikido se difere da arte marcial tradicional pelo reconhecimento de faixa preta que vem do Japão, “isto aumenta a credibilidade”. A Federação é reconhecida oficialmente pelo Hombu Dojô do Japão.
Em maio de 2013 Sensei Severino esteve na Casa Central, no Japão com o neto do fundador para aperfeiçoamento de técnicas e, no seminário realizado em Marília é exatamente este o propósito. “A partir da observação podemos indicar as correções e vimos que estamos no caminho certo. A evolução do Dojô vem a partir de trabalho sério, de excelente qualidade da Sensei Renata Remos Alves e instrutores. Ela é 3º Dan, responsável, candidata a graduação no 4º Dan, uma das mulheres mais graduadas no aikido e temos esta confiança mutua, pela determinação dela”, frisou.
Sobre os exames de faixa ele coloca que são eles que dão o parâmetro mais objetivo da qualidade técnica que vem sendo aplicada e desenvolvida. Durante o seminário o veterinário Mário Sérgio Passolo comprovou o trabalho realizado no Dojô, em seu exame,sagrou o primeiro faixa preta iniciado no Aikido Bushido Marília.
Como não é uma arte competitiva a troca de experiências e aperfeiçoamento se dá através de seminários realizados pelas associações, Federação Paulista de Aikido, Federação Brasileira e Brasil Aikikai. A Federação Brasileira agrega representações em São Paulo, Grande São Paulo e interior, além da Bahia, Aracajú, Brasília e Rio de Janeiro.
Sensei Severino destaca que a luta maior - através do aikido - é contra os inimigos interiores, “o mais crítico é o próprio ego, quando inflama estraga o ser humano. Se não elimina ao menos podemos controlá-lo. É um treino cooperativo, uma troca. Você é responsável pela integridade física do outro que se doa para que você possa evoluir. O aikido ensina como lidar com a competição inerente ao ser humano.”
Ele diz ainda que estão no caminho certo, por isso crescem os adeptos desta arte marcial da paz e que as mulheres devem treinar, afinal são muito vítimas. Além disso o aikido melhora a postura, realinha a coluna, é considerada por médicos e psicólogos como uma ferramenta importante de ajuda. Através dela é possível conhecer o próprio corpo e a energia que permeia a vida que se torna mais leve, mais cor de rosa e leva até à prática meditativa, o Mokusô, gerando a concentração, trazendo a mente para o momento presente, centrando a pessoa.