Em votação, clubes rejeitam grupos e Série A-2 será em pontos corridos
O calendário mais enxuto na temporada 2014 obrigou a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciar, em Conselho Arbitral nesta terça-feira, a mudança na fórmula de disputa da Série A-2. Diferente do que era esperado - e sugerido pela própria entidade -, a competição não vai seguir os mesmos moldes do Paulistão do próximo ano - sistema de grupos - e terá 19 rodadas, em turno único. O início da competição está previsto para o dia 26 de janeiro e a encerramento para 13 de abril.
O modelo de pontos corridos vai colocar os 20 clubes em disputa direta entre si. Os quatro melhores colocados irão conquistar diretamente o acesso à elite de 2015, sendo que o primeiro colocado será considerado campeão da Série A-2. Do outro lado da classificação, os quatro piores times estarão rebaixados para a Série A-3 de 2015.
A FPF colocou em votação três modelos de disputa aos representantes dos 20 clubes durante a reunião do Conselho Arbitral. Uma delas era o modelo de grupos, sendo que seriam sorteados quatro grupos com cinco times em cada. Se esse fosse o escolhido, os quatro times rebaixados do Paulistão deste ano (Guarani, União Barbarense, Mirassol e São Caetano) seriam os cabeças de chaves.
A outra rejeitada foi o sistema olímpico, que classificaria os oito melhores, sendo que o primeiro enfrentaria o oitavo e assim em diante. Durante a votação, 11 clubes votaram a favor dos pontos corridos, enquanto que outros oito optaram pelo cruzamento olímpico. Mesmo sem a decisão unânime, a vontade dos clubes foi levada em consideração e o modelo vencedor aplicado pela FPF.
O Batatais - clube que conquistou o acesso neste ano da Série A-3 para a Série A-2 - não pode votar por estar com problemas na liberação de seu estádio.
A fórmula vencedora é diferente a adotada nos dois últimoss anos. Em 2012 e 2013, a FPF colocou os 20 clubes em confronto direto na primeira fase, sendo que os oito mais bem colocados avançaram à segunda fase e, em seguida, divididos em dois grupos com quatro times.
Uma nova disputa teve início, sendo que os dois melhores de cada chave conquistaram vagas na elite e os primeiros colocados fizeram a final. Com a fórmula e regulamento definido no Conselho Arbitral, a FPF tem até o próximo dia 26 para divulgar a tabela completa da Série A-2 seguindo a determinação do Estatuto do Torcedor que ordena que a competição precisa ter todos os confrontos divulgados com, no mínimo, 60 dias antes de ter início a disputa.